O que você precisa saber para perder o medo de falar em público?

Você sabia que o medo de falar em público é tão comum quando o medo de cobras? Neste post abordaremos este assunto que é tão comum para muitos profissionais quando o assunto é encarar uma plateia.

Engana-se quem pensa que o medo de falar seja relacionado a situações em que a pessoa irá falar para grandes plateias. Ao contrário, muitas pessoas sofrem e ficam temerosas nas situações menores do cotidiano.

Algumas pessoas chegam ao pico da ansiedade e nervosismo por terem que falar num pequeno grupo. Apresentar um trabalho para equipe ou mesmo na sala de aula, ter uma conversa com o “chefe” vira uma missão impossível.

Quando o assunto é medo de falar em público, o que pesa é a reação física. E como os outros percebem estes sintomas.

medo de falar em público

Os principais sintomas que acomentem pessoas que têm medo de falar em público:

– Calafrios;
– Tremedeira;
– Gagueira;
– Vontade de chorar;
– Dificuldade de respirar;
– Problemas gastrointestinais;

Diante de todos estes sintomas, aliados a ansiedade gerada exatamente pela dificuldade de iniciar um diálogo, nossa mente está preenchida de pensamentos amedrontadores. São estes pensamentos os responsáveis pelo famoso “deu branco” na hora de iniciar o diálogo.

Saber se comunicar bem é extremamente importante na faculdade, no trabalho, ou mesmo na hora de procurar um emprego. O que fazer para perder este medo de falar em público?

Martin Luther King durante seu discurso memorável em 28 de agosto de 1963

Três atitudes essenciais para vencer o medo de falar em público

1a. Atitude: Apresentações são uma oportunidade – encare uma apresentação como uma oportunidade de aprendizado. Pensar assim, quebre a ideia de que falar em público é uma ameaça.
A melhor forma de vencer o medo é estimular o cérebro a pensar em coisas e imagens mentais (mindset) positivas. “Para cada pensamento negativo, é preciso criar cinco positivos” (Livro a Arte de Falar em Público)

2a. Atitude: Treino – treine, treine sempre e mais um pouco. Quando você conhece o conteúdo do que irá apresentar, o medo some. Dai a importância em dominar o conteúdo, ter um roteiro da apresentação e dominá-lo. Mas dê muita atenção ao conteúdo que irá apresentar e tenha um bom conteúdo em mãos sempre!

3a. Domine sua respiração: A respiração é um fator fundamental para se ter uma boa apresentação. Ter o controle do ritmo da sua respiração é muito importante, pois assim você evita a falta de ar durante a sua fala. Respire fundo e vagarosamente, assim você oxigena a cérebro. Cérebro oxigenado te manterá focado no seu conteúdo. Faça pequenas pausas entre suas falas, evite falar rápido, dessa forma irá transmitir segurança.

Ficamos esperançosos que este post possa te ajudar a superar o medo de falar em público. Se você precisa perder o seu medo medo de falar em público, clique aqui e conheça o método que está ajudando muitas pessoas a perderem este medo rapidamente!

O que você precisa saber para perder o medo de falar em público?
4 (80%) 4 votes

Todos Podem Ter Sucesso

O Todos Podem Ter Sucesso foi fundado no final de 2016 com o propósito de auxiliar você a explorar o máximo de seu talento, seja ele qual for e, tranformá-lo em um negócio de sucesso.

Website: http://todospodemtersucesso.com.br