O que todo mundo deveria saber sobre ansiedade

A ansiedade é a doença do século. Você gostaria de conhecer melhor os sintomas desta doença que atinge mais de 3,6% da população mundial, e, principalmente saber como você pode manter-se longe deste mal?

Existem grandes possibilidades de você conhecer alguém muito próximo que esteja sofrendo de ansiedade e nem saber. Por isso é muito importante que você leia com atenção este post para manter-se longe ou até mesmo livrar-se desta doença para sempre.

A ansiedade geralmente é desencadeada por alguns fatores. No Brasil, que atualmente por conta da crise financeira e moral, mergulhou o brasileiro num cenário de descrétido e incertezas, os principais fatores desencadeantes de ansiedade são:
– Violência
– Desemprego
– Incertezas sobre o futuro

ansiedade

Você conhece os principais sintomas de ansiedade?

Os principais sintomas apresentados por quem sofre de ansiedade são os seguintes:

  • Nó na garganta
  • Falta de ar
  • Aperto no peito
  • Suor
  • Baixa de tensão
  • Insônia
  • E em casos mais avançados, crises de pânico

Vale ressaltar que alguns dos sintomas destacados acima podem acometer pessoas que estão passando por algum momento de forte estresse. Mas é bom ligar o sinal de alerta se você tem seguidamente alguns desses sintomas, pois você pode estar sofrendo de transtorno de ansiedade.

Ansiedade tem cura?

Como já dizia o poeta “para todo o mal há cura”, portanto a ansiedade pode ser curada desde que se siga um tratamento adequado. Geralmente o mais recomendado para quem está sofrendo de ansiedade é a terapia.

Muitas pessoas por ignorância / preconceito acabam evitando este tipo de tratamento e recorrem a medicação. Outro impeditivo da terapia para muitos, nos dias atuais é a falta de tempo, devido a correria do dia-a-dia.

Mas até para quem não tem tempo existem alternativas, como a terapia online, com aplicativos exclusivos para esta finalidade, como o programa Gerenciador de Ansiedade.

Mas se você ainda não sofre de ansiedade e também não deseja participar da estatística apresentada no início deste post, fique tranquilo. Selecionamos 5 dicas muito simples para que você consiga se manter distante deste mal.

Continue lendo este post para saber como colocar em prática adequadamente cada uma das dicas abaixo.

5 Dicas Preciosas Que Te Impedirão de Sofrer de Ansidade:

  1. Desligue o celular 
  2. Não use seu quarto para fugir
  3. Tenha uma rotina para dormir
  4. Tenha uma boa alimentação
  5. Faça exercícios físicos

Entenda porque estas dicas te manterão distante de sofrer de ansiedade:

O celular tornou-se um dos poderosos meios de tornar as pessoas ansiosas na atualidade. Ao mantê-lo o tempo todo ligado você não conseguirá desligar-se das responsabilidades e problemas relacionados a trabalho e família.

ansiedade

Na hora de ir para cama, troque o celular por um livro, que tal? Funcionará muito bem para que você durma mais tranquilamente e tenha uma noite de sono de melhor qualidade.

Em relação ao uso do quarto quando queremos ficar sozinhos, trata-se de um dos maiores equívocos que cometemos quando passamos por momento de estresse ou de ansiedade é a de nos fecharmos no quarto e fugirmos do mundo.

ansiedade

O quarto é nosso local de repouso e, por isso não podemos associá-lo a um local de fuga. Evite usar o quarto quando não estiver se sentindo a vontade, dê uma volta no quarteirão, vá até a janela, olhe a paisagem, respire, lembre-se de sua origem interior.

Tornar por hábito dormir e a acordar no mesmo horário todos os dias também é um bom hábito para a nossa mente. A mente aprenderá a desligar e ligar naturalmente, sem ter a necessidade de se preocupar por não conseguir “pegar no sono”.

Se você culpa a correria do seu dia não te permite ter um horário fixo pra deitar, uma dica que aconselhamos é a de criar um horário determinado para encerrar suas atividades externas.

Ter uma vida saudável é sinônimo de ter uma boa alimentação. Por isso procure se alimentar de forma equilibrada. Isso facilitará a manter sua mente equilibrada também. Evite bebidas que contenham cafeína e alimentos que contenham muita gordura trans.

ansiedade

Se você faz suas refeições na rua, opte por almoço com mais saladas e ao invés de frituras, opte por grelhados. Ao invés de refrigerantes opte por sucos naturais ou água mineral.

Fazer atividades físicas, o cérebro libera o neuro-hormônio chamado enforfina, o hormônio da felicidade, ou seja ajuda a regular nossas emoções.

A prática de exercícios físicos ainda irá te proporcionar gastos de energia, te causará maior necessidade de descanso e repouso. Portanto exercite-se sempre que possível.

ansiedade

Você pode estar pensando “mas eu não tenho tempo, não tenho condições financeiras para pagar um academia”, bla , bla, bla…

Saiba que uma caminhada de meia hora, corrida, descer duas paradas antes do seu ponto de ônibus, usar mais a escada do prédio do trabalho. O que não vale é ficar parado na sedentariedade!

O importante é manter hábitos saudáveis, pois são eles que condicionam a manter a mente em excelentes condições.

Todos Podem Ter Sucesso!

O que todo mundo deveria saber sobre ansiedade
5 (100%) 6 votes

Todos Podem Ter Sucesso

O Todos Podem Ter Sucesso foi fundado no final de 2016 com o propósito de auxiliar você a explorar o máximo de seu talento, seja ele qual for e, tranformá-lo em um negócio de sucesso.

Website: http://todospodemtersucesso.com.br

  • Vivemos num mundo cada vez mais corrido e disputado! Precisamos entender que o quie nos eleva é o SER e não somente o TER. Buscar por melhor qualidade de vida se faz cada vez mais urgente. O que você acha?

    • Pierri Menestrin

      Concordo plenamente. Eu ainda estou em processo de terapia. Hj não tenho mais crises. Precisamos de melhor qualidade de vida e, principalmente de bons orientadores nesta caminhada para sair desse buraco chamado “ansiedade”.