Como fazer uma apresentação memorável?

Martin Luther King , em agosto de 1963, fez uma apresentação memorável, que entrou para a história.

Ele discurava do seu sonho, no qual desejava que todo o homem/mulher, independente da cor, tivesse direitos iguais nos EUA.

E ele foi lá e falou e emocionou milhares de pessoas que “compraram” este sonho.

Talvez você esteja a procura de inspiração para uma apresentação seja ela qual for: uma banca, uma produto novo, uma palestra… Mas gostaria de fazer uma apresentação memorável, incrível, ao ponto de conquistar as pessoas e fazê-las aderir ao que você irá propor.

O que é uma apresentação memorável?

Considera-se uma apresentação memorável aquela que é capaz de prender a atenção do público do início ao fim. Que tem um assunto claro e muito bem definido e, principalmente que crie um diálogo que desperte o interesse do público expectador.

apresentação memorável

Para fazer uma apresentação memorável, supere o medo de falar em público

Se você tem medo de falar em público precisará perdê-lo se quiser fazer uma apresentação memorável.

Tenha a consciência de que o medo de falar em público é um dos medos mais comuns entre as pessoas, superando, inclusive, o medo de morrer. Mesmo entre os grandes palestrantes, todo mundo sente o famoso “friozinho na barriga”.

É a adrenalina necessária. O grande problema é quando não conseguimos contralar toda essa adrenalina. Para isto existem várias técnicas que você pode ler aqui.(link post)

Toda a apresentação deve ser encarada como uma oportunidade de aprimoramento de suas habilidades. Não é algo que você deva se preocupar.

apresentação memorável

Para fazer uma apresentação memorável, prepare-se com antecedência

Um dos maiores vilões para uma apresentação memorável é a procrastinação.

Uma apresentação memorável não fica pronta da noite para o dia: tenha consciência disso!

Estude, se prepare, domine o conteúdo. Quanto mais dominio você tiver do assunto da sua apresentação, maiores serão as chances de torná-la

Após estudar todos os pontos da sua apresentação, estabeleça um ponto de chegada, uma conclusão.

Tendo um ponto de chegada estabelecido na mente, você parte para a elaboração do roteiro com os principais argumentos que te levarão a sua conclusão.

Domine sua apresentação, conheça bem o vocabulário que esta usando. Estude a etimologia das palavras. Este conhecimento fortalecerá todos os conceitos e
facilitarão no entendimento do público.

Para fazer uma apresentação memorável seja o centro das atenções

Você não pode centralizar sua apresentação nos slides e permanecer a maior parte do tempo de constas para seu público.

Evite a leitura dos slides, se possível evite usar slides. Utilize os recursos visuais para apresentar um gráfico, uma imagem ou um vídeo. São para estas situações que a utilização de recursos visuais são necessários.

Dicas para prepar os slides

  1.  Use pouco texto
  2. Evite usar marcadores
  3. Separe os assuntos
  4. Não use letras pequenas
  5. Destaque o que é importante
  6. Faça os gráficos corretamente
  7. Em hipotese alguma leia o que está escrito no slide

A apresentação oral deve dominar a cena e ser o centro da atenção. Sempre que forem apresentado conceitos, dê exemplos.

Faça uma apresentação descontraída. Seja bem humorado, sobretudo se a apresentação for muito extensa. Provoque interação com público sempre que possível.

Cuide da postura durante a apresentação. Entonação de voz, postura e gestos também fazem parte da comunicação.

Tenha muito cuidado com os vícios de linguagem “nééé”, “tááá”, “então”. É um vício difícil de largar, porém a vigilância deve ser severa e constante.

Seja um entusiasta durante sua apresentação. Evite que o público se entendie.

Faça com que sua apresentação tenha um fechamento memorável. Para isto é necessário criar um momento inesquecível, o “gran finale”.

Planeje este momento quando estiver organizando sua apresentação. Assim, ao final terá uma apresentação memorável.

Esperamos que este post tenha ajudado você a construir apresentações memoráveis e inesquecíveis. Tudo é questão de treino e preparo. É possível vencer todos os obstáculos e fazer a diferença no mundo.

Caso você necessite aprofundar um pouco mais o estudo para fazer uma apresentação memoráveis, clique aqui  e conheça o método que está ajudando milhares de pessoas a conquista a tão sonhada apresentação memorável.

Como fazer uma apresentação memorável?
O que você achou deste post?

Todos Podem Ter Sucesso

O Todos Podem Ter Sucesso foi fundado no final de 2016 com o propósito de auxiliar você a explorar o máximo de seu talento, seja ele qual for e, tranformá-lo em um negócio de sucesso.

Website: http://todospodemtersucesso.com.br