7 Dicas Imbatíveis Para Melhorar a Sua Oratória

Chacrinha, um dos maiores comunicadores do Brasil, já dizia “Quem não se comunica, se trumbica!”. Nós acreditamos neste ditado. Se você faz parte do time que  precisa melhorar a sua oratória, você precisa continuar lendo este post.

Ter uma boa oratória ajuda, motiva e até mesmo influencia a plateia ouvinte a “comprar” a ideia proposta numa apresentação.

A prática da boa oratória não é importante somente para quem realiza grandes apresentações, palestras e/ou conferências. As técnicas de oratórias auxiliam em diversas circuntâncias do dia a dia, inclusive no mercado de trabalho.

Se você não tem facilidade de se comunicar, saiba que não está sozinho. O número de pessoas que tem esta dificuldade é maior de que imaginamos.

As tecnologias, na medida que aceleram o processo de comunicação, nos distancia da comunicação pessoal e direta. Facilitando o trabalho dos tímidos e, ao mesmo distanciando-os a melhorar a sua oratória.

Mas calma, para tudo existe uma saída. Não somos reféns da timidez e, com dicas muito simples, você conseguirá melhorar a sua oratória e dominar a arte de falar bem.

Melhorar a Sua Oratória

Martin Luther King durante seu discurso memorável em 28 de agosto de 1963

7 dicas imbatíveis para melhorar a sua oratória.

  1. Domine o conteúdo/assunto
    Estude muito sobre o assunto que irá falar/apresentar. Tenha em mente que uma boa apresentação está sempre apoiada nos conhecimentos do apresentador.
  2. Ensaie sua apresentação:
    O treino auxilia para perder o medo e a diminuir a ansiedade. Apresente primeiro para pessoas próximas como familiares e amigos. Até por não dominarem o conteúdo irão sempre fazer apontamentos que, muitas vezes passam despercebidos.
  3. Respire:
    Para que nossa comunicação seja natural e tranquila, precisamos respirar de forma correta e falar pausadamente. Uma boa técnica para isto é, sempre que possível, leia em voz alta. Através do treino de leitura em voz alta, você estará treinando a sua respiração, as pausa entre as falar e a sua segurança.
  4. Cuide de sua imagem
    Uma boa imagem vai muito além das roupas usadas. Comportamento e atitudem influenciam muito na imagem dizem muito sobre você. Seja sempre atencioso com as pessoas. Observe para o tipo de plateia que irá se comunicar e, sempre que necessário, faça adequação na linguagem para que sua mensagem chegue as pessoas.
  5. Ao falar olhe para seu interlocutor
    O olhar é essencial para a comunicação. Sempre fizer uma apresentação ou, até mesmo conversar com alguém, lembre-se de falar olhando para as pessoas. Evite falar olhado para o chão, nem desvie o olhar do interlocutar, isto passa a ideia de fraqueza.
  6. Cuide seus movimentos corporais
    Durante uma apresentação é importante movimentar-se. Estes movimentos mantém a atenção do público o que está sendo apresentado. O indicado é sempre fazer movimentos triangulares. (um passo pra frente, outro pra direita, outro para esquerda)
  7. Torne sua apresentação dinâmica
    Utilizar recursos técnicos dão uma dinamicidade na apresentação. Ajuda a melhorar sua oratória. Porém não abuse deste recurso. Nunca coloque todo o conteúdo em slides e fique lendo (erro grave). Tenha nos slides somente dados que relevantes e que facilitem a plateia na compreenção do conteúdo.

Acreditamos que as dicas deste post serão muito úteis para ajudar você a melhorar a sua oratória. Se você quer aprender a fazer discursos memoráveis o, clique aqui  e conheça o método que está ajudando muitas pessoas a se tornarem ótimos oradores!

7 Dicas Imbatíveis Para Melhorar a Sua Oratória
5 (100%) 2 votes

Todos Podem Ter Sucesso

O Todos Podem Ter Sucesso foi fundado no final de 2016 com o propósito de auxiliar você a explorar o máximo de seu talento, seja ele qual for e, tranformá-lo em um negócio de sucesso.

Website: http://todospodemtersucesso.com.br